segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Um algoritmo que permite ler mentes? Sim, isto existe!

Pesquisadores da Universidade da Califórnia usam um scanner de cérebro para reconstruir, no computador, o vídeo assistido por uma pessoa.

Se você já quis saber o que seu cérebro vê quando você assiste a um meme de Internet como o Nyan Cat ou a um vídeo do YouTube, não é preciso esperar mais. Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley conseguiram recriar vídeos a partir do escaneamento do cérebro de uma pessoa.
Os pesquisadores usaram uma combinação da tecnologia de Imagem de Ressonância Magnética funcional (fMRI, na sigla em inglês) com modelos computacionais para decodificar e reconstruir a experiência visual dinâmica de uma pessoa. Na experiência, três indivíduos foram submetidos a uma máquina fMRI para medir o fluxo de sangue em seu córtex visual enquanto assistiam a vídeos. Para monitorar como o paciente era estimulado visualmente, os cientistas dividiram o cérebro em pequenos cubos tridimensionais, conhecidos como pixeis volumétricos, ou “voxels”.
O paciente assistia a um trailer enquanto um programa de computador gravava sua atividade cerebral e construia um algoritmo com base na comparação dessa atividade com as imagens reais do vídeo. Então, os pesquisadores mostravam um segundo clipe para testar o algoritmo de reconstrução de imagens do computador. O resultado final da pesquisa foi uma reconstrução borrada, porém contínua de cem clipes do filme original.
Esta pesquisa é um grande passo rumo à recriação de vídeos a partir das imagens internas do cérebro. Um dia, a tecnologia poderia ser utilizada para reproduzir experiências que existem apenas em nossas mentes, como sonhos e memórias. Outro uso deste tipo de tecnologia poderia ser ajudar aqueles que não podem se comunicar verbalmente, como vítimas de AVC ou pacientes em coma.
Mas este tipo de tecnologia ainda exigirá décadas de evolução. Os modelos computacionais ainda estão em desenvolvimento e, para reconstruir imagens, os pacientes precisam ser submetidos a MRIs por horas. E, como você pode imaginar, algumas imagens recriadas são muito diferentes das imagens originais: o ator Steve Martin vestido de policial inglês, por exemplo, foi recriado como um homem de camiseta preta.
(Kevin Lee)
 
Por PC World/EUA
Fonte: IDG Now! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário