quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Certificação ou Graduação?

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido. E para delinear este caminho e encarar talvez até a dura realidade, alguns profissionais procuram fazer a diferença e expandir seus conhecimentos e suas experiências.
Sabemos que a prática vem da experiência e também em processos dos projetos realizados. Na área de TI consideramos isso um bom item no currículo, porém é possível acrescentar que seja um requisito que dê essa aceitação do profissional na qualificação do mercado?
Hoje, estamos em uma situação um pouco diferente, as empresas continuam pedindo graduação para seus profissionais. E isso nos faz pensar que, qualificação baseado em experiência e somente experiência, já não conta tanto para uma boa aceitação em uma entrevista por exemplo.

Então fica a pergunta: Certificação ou graduação?

certificacao ou graduacao Certificação ou Graduação?
As certificações são importantes e muito valorizadas em determinados setores em TI e pelas empresas. Mas as certificações como não poderiam deixar de ser, dão uma visão profunda sobre um aplicativo, equipamento ou sistema operacional. Ou seja, mostra que o profissional entende daquele determinado assunto em específico. Garantindo assim, que você domina aquele aspecto ou assunto.
Considerando também que algumas certificações tem válidade para renovação, sendo assim, o profissional que possuir determinada certificação, deverá renová-la em certos períodos para continuar sendo certificado pela área escolhida.
Para atuar com competência em qualquer área é também preciso ter uma visão muito ampla do assunto, as tecnologias mudam constantemente e precisamos de outros conhecimentos para compreender as mudanças no mercado. E este conhecimento geral e de grande abrangência, infelizmente as certificações não proporcionam ao profissional.
Uma dica interessante ao leitor que estiver com dúvidas: Procure primeiro pela graduação, pois o leque de opções após é maior, tendo até chances para estágios. Sendo possível agregar mais conhecimento ao profissional que estiver começando.
Depois que você já tiver uma base para sua profissão, agora sim poderá se aprofundar em assuntos que deseja atuar.
Não deixe também de sempre valorizar o seu inglês, o idoma é praticamente oficial da área de TI e é um ótimo pre-requisito para entrevistas e vagas para trabalho.

Postado por Luan Haddad
Fonte: Emprega@TI 

Nenhum comentário:

Postar um comentário